Bem-estar

Seu bebê acorda a noite toda? Saiba o que fazer!

seu-bebe-acorda-a-noite-toda-saiba-o-que-fazer.jpeg

Muitos pais não sabem o que fazer quando o bebê acorda a noite toda. Mais comum do que imaginamos, o problema atinge cerca de 73% das crianças entre 6 meses e 2 anos, de acordo com uma pesquisa preliminar realizada na Universidade de Regina, no Canadá.

Os episódios são desgastantes tanto para os pais quanto para os bebês, e é comum que o despertar aconteça entre 5 e 6 vezes durante a noite, acarretando em cansaço físico e psicológico nos pais e na ausência de um aspecto essencial para o pleno desenvolvimento de seu pequeno, o descanso.

Para você que não sabe o motivo pelo qual seu filho desperta tanto, esse miniguia o ajudará a detectar a causa e ensinar a acalmar o pequeno para que ele volte a descansar.

Por que o bebê acorda à noite

Os especialistas afirmam que o despertar noturno é comum a todos os seres humanos. Normalmente ele acontece para que mudemos de posição, olhemos ao redor e depois voltemos a dormir. No entanto, as crianças mais novas têm certa dificuldade em adormecer sozinhas e é aí que os pais acabam sendo acordados.

Além disso, existe uma série de enfermidades e desconfortos que podem fazer com que os bebês despertem mais vezes e não voltem a dormir. Por isso, a primeira coisa a ser feita é identificar o que faz seu filho acordar.

Ciclos de sono

Provavelmente você já ouviu alguém dizer que os bebês dormem bem até os 6 meses de idade, mas depois passam a despertar com mais frequência. A resposta é científica e diz respeito aos ciclos do sono e ao amadurecimento das ondas cerebrais.

Durante a noite passamos por ciclos que se alternam, cada um com um padrão de ondas cerebrais distinto, e fazem com que fiquemos no sono profundo ou no sono mais leve.  

O que os especialistas sabem é que, quando a pessoa completa o primeiro meio ano de vida, as ondas cerebrais começam a apresentar padrões maduros (bem similares ao de um jovem de 18 anos) e isso faz com que os bebês acordem. O problema é que nem sempre eles conseguem voltar a dormir sozinhos e, então, acabam necessitando da ajuda dos pais para adormecer.

Para solucionar esse despertar é preciso que os pais invistam em objetos que ajudem o bebê a conseguir se acalmar e diminuir as ondas cerebrais até que possa dormir. Entre as opções mais comuns estão as fraldas de pano, um ursinho de pelúcia, uma música ambiente ou até mesmo a aromaterapia.

Nascimento dos dentes

Quando os primeiros dentinhos começam a sair é comum que os bebês sintam um pouco de desconforto e passem a ter mais dificuldade para adormecer entre os ciclos do sono. Nesses casos, os pais precisam identificar se o incômodo é normal ou se a criança está com mais dor do que deveria.

Normalmente, depois de um pouco de atenção e cuidados, a criança voltar a dormir, mas se a dor for intensa, ela pode não conseguir adormecer novamente e aí o melhor é procurar um pediatra ou até mesmo um dentista.

O Ministério da Saúde afirma que os pequenos devem ir ao profissional que cuida da saúde bucal antes mesmo de os dentes apontarem. Isso porque alguns pequenos costumam sentir o incômodo até três meses antes do aparecimento dos dentes.

Banho muito quente

Nos enganamos ao achar que a noite de sono de um adulto é muito diferente da do bebê. Afinal, muitas mães criam uma rotina especial para acalmar seus filhos e possibilitar que eles tenham uma boa noite de sono. Mesmo assim, eles parecem ter dificuldades para dormir ou acordam muito.

A verdade é que alguns estímulos podem estar atrapalhando o descanso de seu pequeno. Por isso, para ajudá-la, listamos algumas dicas:

  • mantenha a temperatura do banho morna;
  • não faça brincadeiras durante os momentos na banheira;
  • faça movimentos circulares no bebê enquanto o troca;
  • comece a rotina pelo menos uma hora antes;
  • desligue os aparelhos eletrônicos da casa;
  • fique atenta à temperatura do ambiente.

Bebês podem sentir muito frio ou muito calor e ambos atrapalham uma noite plena de descanso. Por isso, não agasalhe seu bebê excessivamente e nem deixe que ele fique com roupas muito leves se o calor não for intenso. Afinal, para dormir é preciso que ele esteja confortável.

Cólicas

O problema costuma deixar as mamães desesperadas, já que é visível o desconforto dos pequenos. Para evitar o problema, fique atenta à alimentação das crianças, que deve ser mais leve no jantar.

Além disso, evite alimentos estimulantes como doces, frituras, chocolates e achocolatados e não engrosse o leite, pois esses alimentos costumam ter uma digestão difícil e podem causar gases no pequeno, que o farão acordar mais vezes.

Agora, se seu filho sofre com o problema, uma das maneiras de acalmá-lo e fazê-lo voltar a dormir é esquentar uma fralda de pano no ferro e colocá-la na barriguinha na palma de sua mão. Depois, coloque a barriga da criança na fralda (pode ser sob a roupa mesmo) e segure o bebê nessa posição bem próxima ao seu corpo, realizando movimentos circulares na barriga.

Há também a possibilidade de colocar a criança de barriga para cima e movimentar suas pernas, esticando-as e dobrando-as. Os movimentos ajudam na liberação de gases e no alívio da cólica.

Exaustão

Muitos pais acreditam que deixar seus filhos acordados por mais tempo os fará dormir melhor durante a noite. No entanto, esse pensamento pode ser completamente prejudicial para sua família. Isso porque os bebês, em especial, devem dormir assim que apresentarem os primeiros sinais de cansaço.

O cansaço excessivo faz com que os pequenos fiquem com dor no corpo, irritados e tenham ainda mais dificuldades para pegar no sono. Por isso, aprenda a identificar os sinais do cansaço e coloque seu filho para dormir assim que ele necessitar.

Agora que você já sabe identificar os motivos pelos quais o bebê acorda à noite e sabe como ajudá-lo a voltar a dormir, que tal compartilhar no Facebook, com mais mamães e papais, tudo o que você sabe?

Você também pode gostar
10-aplicativos-de-atividade-fisica-que-voce-precisa-conhecer.jpeg
10 aplicativos de atividade física que você precisa conhecer
quer-ter-sucesso-como-trabalhador-autonomo-confira-essas-7-dicas.jpeg
Quer ter sucesso como trabalhador autônomo? Confira essas 7 dicas
vencendo-o-estresse-no-trabalho-coloque-nossas-dicas-em-pratica-agora-mesmo.jpeg
Vencendo o estresse no trabalho: coloque nossas dicas em prática agora mesmo!

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This