Saúde

Conheça as 5 principais doenças que atingem os homens

conheca-as-5-principais-doencas-que-atingem-os-homens.jpeg

De acordo com uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida das mulheres é sete a oito anos maior do que a dos homens. Esses números refletem no fato de que o público masculino não é tão precavido e cuidadoso em relação a sua saúde. O resultado disso: problemas que são descobertos tardiamente. Mas você por acaso saberia dizer quais são as principais doenças que atingem os homens?

Antes de qualquer coisa, é preciso deixar claro como é importante realizar os check-ups e os exames de prevenção, hábito que pode fazer com que uma série de patologias sejam evitadas.  

De qualquer modo, elaboramos este artigo para apresentar a você as 5 principais doenças que atingem os homens, além de como evitá-las e tratá-las. Continue a leitura e confira!

1. Obesidade

Não importa a qual fator ela esteja relacionada — social, comportamental, psicológico ou genético — o certo é que a obesidade é um dos grandes perigos à saúde masculina.

Essa condição faz com que o homem fique vulnerável a diversas complicações:

  • diabetes tipo 2;
  • altas taxas de colesterol ruim (LDL);
  • doenças cardiovasculares;
  • hipertensão;
  • infertilidade;
  • gota;
  • apneia do sono. 

O único ponto positivo no que diz respeito à obesidade é a questão da prevenção e do tratamento. Embora para muitos seja difícil, basta apenas adotar um estilo de vida saudável que preze por uma boa alimentação e a prática de exercícios regulares.

2. Doenças cardiovasculares

Toda e qualquer disfunção que afete o coração e as artérias é denominada doença cardiovascular. A causa principal por trás delas se chama aterosclerose, que nada mais é do que o acúmulo de gordura e de outras substâncias no interior dos vasos sanguíneos. 

A origem da aterosclerose pode ser genética, mas na maioria das vezes é comportamental. Sedentarismo, tabagismo, consumo excessivo de álcool e obesidade são alguns dos fatores que levam a doenças cardiovasculares. Infarto e acidente vascular cerebral (AVC) são as variantes que apresentam maior risco à saúde do homem. 

Para evitar surpresas, o melhor a se fazer é optar pela prevenção. Assim como na obesidade, uma alimentação de qualidade e a prática constante de atividades físicas já serão de grande ajuda. No entanto, para os homens com mais de 40 anos, o recomendado é realizar um check-up médico pelo menos uma vez ao ano.

Esse acompanhamento é fundamental, especialmente para quem tem histórico familiar de doenças cardiovasculares.

3. Câncer de próstata

Sem dúvida, o câncer de próstata está entre as principais doenças que atingem os homens em todo o mundo. Apesar de sua causa exata ainda não ser conhecida, os pesquisadores já sabem que os genes e os maus hábitos podem contribuir para o problema.   

Por isso, uma dieta rica em verduras, legumes, frutas e pobre em açúcares e gorduras saturadas ajuda a reduzir o risco do câncer de próstata. Pode até parecer uma tanto quanto repetitivo, é verdade, mas não há como negar que uma alimentação saudável sempre será um dos melhores caminhos para se prevenir as doenças — o mesmo vale para os exercícios. 

Contudo, não se esqueça de que os homens a partir dos 50 anos devem realizar o exame de prevenção. O toque retal ainda é o método mais utilizado, mas com uma análise de sangue (chamada PSA) ou uma ultrassonografia pélvica, também é possível detectá-lo.  

É preciso compreender que, quando o câncer é diagnosticado em seus estágios iniciais, as chances de cura são muito maiores. Em relação aos sintomas, frequência urinária alterada e dificuldade ou falta de controle para urinar são os mais comuns. 

No caso do tratamento, o estadiamento da doença e a idade do paciente, assim como sua condição de saúde geral, devem ser levados em consideração antes de definir qual abordagem será seguida. Entre as possibilidades mais tradicionais, estão:

  • quimioterapia;
  • radioterapia;
  • vacinas;
  • cirurgia.

4. Câncer de pulmão

Relacionado principalmente ao tabagismo, o câncer de pulmão é a principal causa de morte por câncer entre os homens. Embora também possa ser motivado pela exposição a certas toxinas, fumo passivo e histórico familiar, é o habito de fumar em si o grande responsável pelo desenvolvimento desse tipo de tumor.

Mais uma vez, a prevenção se resume a ter bons hábitos alimentares e comportamentais. Para evitar essa enfermidade, é imprescindível que os homens diminuam o consumo de álcool e evitem o tabaco. É claro que somente isso não garante que o problema não surgirá, mas certamente reduz (e muito) suas probabilidades. 

Outro obstáculo é que a maioria dos homens não costuma visitar o médico para a realização dos exames preventivos — permitindo, desse modo, que o câncer de pulmão se desenvolva até um estágio de maior periculosidade. 

Uma vez diagnosticada a doença, o tratamento poderá ser feito com quimioterapia, radioterapia ou um procedimento cirúrgico. Vale destacar que, em casos mais graves, todos esses métodos podem ser necessários. Assim como no câncer de próstata, a idade do paciente e seu estado de saúde geral devem ser considerados.  

Apenas para sua informação, o tabagismo diminui a expectativa de vida em aproximadamente cinco anos, independentemente da sua ligação com o câncer de pulmão. 

5. Problemas no fígado

Complicações no fígado, como a cirrose e as hepatites, não poderiam ficar de fora desta lista. Infelizmente, essas doenças são responsáveis por muitas mortes entre a população masculina.

A união do consumo excessivo de álcool a uma alimentação inadequada é muitas vezes a razão pelas complicações que envolvem o fígado. Assim sendo, o melhor tratamento é a prevenção, que se resume basicamente a ter bons hábitos: dieta equilibrada, prática regular de atividades físicas e ingestão moderada de bebidas.

Ficou bastante claro que as principais doenças que atingem os homens podem ser prevenidas com a adoção de um estilo de vida saudável, correto? Tão importante quanto isso está a necessidade de realizar os check-ups e exames preventivos, conforme citamos algumas vezes neste texto. 

O que você achou do nosso artigo? Gostou? Então o compartilhe em suas redes sociais para que outras pessoas também saibam quais são as 5 principais doenças que atingem os homens. Informações sobre saúde e bem-estar são sempre bem-vindas! 

Você também pode gostar
primeira-ida-ao-dentista-5-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-a-saude-bucal-dos-bebes.jpeg
Primeira ida ao dentista: 5 coisas que você precisa saber sobre a saúde bucal dos bebês
saude-da-familia-conheca-os-principais-exames-de-rotina.jpeg
Saúde da família: conheça os principais exames de rotina
pressao-alta-e-pressao-baixa-entenda-as-causas-e-aprenda-a-identificar-os-sintomas.jpeg
Pressão alta e pressão baixa: entenda as causas e aprenda a identificar os sintomas

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This