Alimentação

Confira 7 mitos e verdades sobre alimentação saudável

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Se você está querendo perder peso ou simplesmente se preocupa em ter uma alimentação mais saudável, certamente já ouviu uma série de dicas sobre o assunto, que vão desde o horário e frequência das refeições aos alimentos que devem ser evitados.

As informações são tantas e muitas vezes tão desencontradas que não é raro ficar em dúvida sobre o que é ou não verdade. Por isso, preparamos um guia com 7 mitos e verdades sobre alimentação saudável. Confira e saiba se você está fazendo o melhor pela sua saúde!

1. Chocolate é o inimigo número 1 da dieta

Mito. Se você encontra alguém que começou a fazer dieta ou simplesmente está querendo levar uma vida mais saudável, é muito provável que escute — normalmente com uma ponta de orgulho na voz — a frase “cortei de vez o chocolate”.

Considerado por muitos o inimigo número 1 da dieta, o chocolate não é o vilão que muita gente acredita. Isso porque ele possui cafeína e tiramina, substâncias que ajudam a melhorar a capacidade de raciocínio e concentração. Além disso, o chocolate dá energia e pode até melhorar o humor, já que o cacau atua na liberação da serotonina, um dos neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar.

O chocolate também pode ajudar a diminuir a ansiedade, fazendo com que fique mais fácil seguir a dieta. Em contrapartida, ele também possui gordura e açúcar. Por isso, a palavra-chave é moderação.

Não é necessário cortá-lo do cardápio, mas procure comer pequenas quantidades e dê preferência ao chocolate meio amargo, que tem altas concentrações de cacau e menores quantidades de açúcar e gordura.

2. Comer ovo faz mal à saúde

Mito. Durante muito tempo, o ovo foi considerado um verdadeiro vilão da alimentação saudável, pois acreditava-se que ele poderia aumentar os níveis do LDL, o chamado “colesterol ruim”.

No entanto, trata-se de uma excelente fonte de proteína, já que possui gordura monoinsaturada, que ajuda a regularizar os níveis de colesterol. Além disso, a gema também é rica em colina, um nutriente que favorece a memória e concentração.

3. Quem quer emagrecer deve comer legumes e verduras

Verdade. Se você quer emagrecer com saúde e manter o peso estável ao longo da vida, esqueça as dietas muito restritivas, como as que riscam do cardápio grupos alimentares inteiros, como os carboidratos.

Verduras e legumes possuem alto teor de fibra e poucas calorias, além de serem fonte de uma série de vitaminas e, por isso mesmo, não podem ficar de fora da dieta de quem quer ter uma alimentação mais saudável.

Além disso, não se esqueça de incluir no seu prato proteínas magras, carboidratos e as chamadas “gorduras boas”, presentes em alimentos como as nozes, o abacate, o salmão e o óleo de coco.

4. Preparar as próprias refeições ajuda a perder peso

Verdade. Quando você faz “comida de verdade” em casa, pode dosar melhor as quantidades de gordura, sódio e açúcar que coloca no seu prato, o que não acontece se você investe em alimentos processados, como as bolachas recheadas e as lasanhas congeladas, por exemplo.

Por isso, se você quer emagrecer e ter uma alimentação saudável, não precisa comprar tudo que encontrar no mercado com as inscrições “light” e “diet”. Em vez disso, priorize produtos frescos, como frutas, verduras e legumes.

Invista também em carnes magras, como frango, peixe e cortes pouco gordurosos de carne vermelha, como o patinho, além de alimentos como o arroz integral e a quinoa. Cozinhe sempre com pouco óleo e sal e evite frituras e açúcares.

Muitas vezes, alimentar-se de maneira simples e caseira é mais efetivo para quem busca perder alguns quilos e ter mais saúde do que tentar seguir dietas mirabolantes e preparadas com ingredientes caros e difíceis de encontrar.

5. Se é salada, posso comer à vontade

Mito. Quem está procurando priorizar a saúde muita vezes acha que está fazendo um ótimo negócio ao trocar uma refeição completa por uma salada. No entanto, é preciso ficar atento aos ingredientes da preparação para não engordar em vez de emagrecer.

Molhos muito gordurosos, croutons e queijos processados em excesso podem fazer com que uma inocente saladinha se transforme em uma verdadeira bomba calórica. Pior: como você comeu “apenas salada”, pode cair na tentação de se premiar pelo esforço comendo uma sobremesa rica em açúcar e gordura, o que agregará ainda mais calorias à refeição.

Por isso, na hora de montar sua salada, prefira molhos à base de ingredientes mais leves, como iogurte e limão, e evite acrescentar queijos amarelos e muito pão. Além disso, procure incluir no seu prato ao menos uma fonte de proteína, como um filé de frango, por exemplo.

6. Pular o jantar é uma ótima opção para emagrecer

Mito. Para emagrecer sem prejudicar a saúde e sem cair no temido efeito sanfona, você precisa de um plano alimentar que possa ser seguido a longo prazo, e que contenha refeições balanceadas e distribuídas ao longo do dia.

Além de não ser nada saudável, pular refeições é um hábito bem difícil de ser mantido por muito tempo, e que pode causar o chamado efeito rebote na próxima refeição. Em outras palavras, se você fica muito tempo sem comer, fica mais propenso a se descontrolar e comer demais na refeição seguinte.

Por outro lado, evite fazer refeições muito pesadas à noite, já que seu corpo não vai gastar tanta energia nesse período e para facilitar a digestão, garantindo que você tenha um sono mais tranquilo. Em vez de ficar sem comer, invista nas sopas, saladas, proteínas magras e frutas. Seu corpo agradece!

7. Quando comemos demais, precisamos fazer um “detox”

Mito. O fígado e os rins são responsáveis por filtrar e eliminar os excessos cometidos e, em pessoas saudáveis, conseguem dar conta do recado tranquilamente. Por isso, não é necessário investir em um dia inteiro de sucos e sopas detox para “limpar o organismo”.

Incluir no seu cardápio refeições com verduras, frutas e legumes é sempre uma boa ideia. O problema é enxergar esses alimentos como um passe livre para cometer uma série de excessos e acreditar que o detox do dia seguinte o livrará dos quilos extras. Não se esqueça que o equilíbrio, e não receitas milagrosas, é a base de um corpo saudável.

Gostou de saber um pouco mais sobre os mitos e verdades sobre alimentação saudável? Então não se esqueça de compartilhar o post nas suas redes sociais para ajudar mais pessoas a ficarem informadas sobre o assunto!

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