Saúde

Como incentivar os filhos a praticar atividade física?

como-incentivar-os-filhos-a-praticar-atividade-fisica.jpeg

As atividades físicas deveriam, naturalmente, fazer parte da vida de crianças e adolescentes. Elas constituem um grande auxílio no desenvolvimento físico e mental nessas fases da vida, mantêm os jovens longe das drogas e afastados da epidemia de obesidade que contamina o mundo atual.

Por isso, é fundamental incentivar os filhos a praticar atividade física. O ambiente infantil do mundo moderno é um permanente convite ao sedentarismo. É preciso agir na direção de romper literalmente com a inércia.

E, para isso, os pais têm um importantíssimo papel ativo nesse contexto a fim de alterá-lo. O incentivo à prática de atividades físicas, a adoção de uma alimentação saudável, o exemplo pessoal dentro de casa e a criação de oportunidades constituem o caminho para esse importante resgate da saúde de seus filhos.

Esse é o assunto deste artigo. Se você concorda com a importância da atividade física na vida de seus filhos, mas precisa de algumas dicas para incentivá-los, confira!

Conheça a preocupante situação atual

Pesquisas conduzidas com famílias americanas apontaram que, em média, metade do tempo acordado das crianças e dos adolescentes é passado diante de aparelhos de TV, videogames, celulares e computadores.

No Brasil, existem dois dados particularmente alarmantes:

  • Em média, mais da metade das pessoas (mais mulheres que homens) não têm o hábito de se exercitar: esse é o exemplo visto pelas crianças e adolescentes;

  • As crianças de hoje podem viver 5 anos a menos que seus pais, porque deixaram de ter atividades físicas.

É importante ressaltar que crianças e adolescentes que crescem sem uma rotina de atividades físicas incorporadas em suas vidas, dificilmente conseguirão alterar essa condição quando adultos sem fazer uso de um grande esforço para tal. Além de tornarem-se mais facilmente candidatos ao estresse.

Seja um exemplo

A primeira e principal contribuição que os pais podem dar para o encaminhamento saudável de incentivar os filhos a praticar atividade física é serem eles mesmos os maiores exemplos. Faça o que você quer que seu filho faça. Permita que ele veja que é dessa forma que se deve viver.

Mais que isso: além de exercitar-se e garantir que ele veja, incentive-o a fazê-lo. A sua participação ativa é essencial no processo de educação e de reeducação das crianças e adolescentes. É como um plano de saúde para a formação de seu filho.

Envolva parentes próximos

Oriente os parentes mais próximos para que, quando quiserem presentear a criança, considerem brinquedos que requeiram movimentos e atividades físicas, como bolas, raquetes etc.

Observe a rotina de seus filhos

Segundo a Pediatria, crianças devem poder dispor de, pelo menos, 60 minutos de atividade física moderada todos os dias. Além disso, não devem passar mais de duas horas de seu tempo diário em frente a aparelhos eletrônicos, como TV ou videogame.

Faça das atividades físicas um hábito

Acostume seu filho, desde bebê, a ter atividades físicas ao longo de seu dia, de forma condizente com sua idade. Brincar, engatinhar, rolar no chão, levantar e sentar várias vezes são atividades que devem ser estimuladas. Na verdade, crianças não devem estar paradas muito tempo, a não ser que estejam adormecidas. A natureza já as fez assim.

Participe das brincadeiras de seus filhos

Brinque com seu filho considerando que esses momentos são oportunidades de ensinar-lhe novas atividades, novas práticas que envolvam atividade física. Crie brincadeiras ativas que vocês possam resgatar periodicamente, de modo que dinâmicas dessa natureza sejam incorporadas na rotina de seu filho.

Faça o seu filho se habituar com a caminhada

Acostume seu filho, desde pequeno, a caminhar. Vá com ele ao comércio mais próximo, dê um passeio até a praça, vá até um parque e caminhe com ele, enfim, permita-lhe incorporar o ato de caminhar como algo natural, e não um esforço extra necessário em determinados momentos.

Ensine brincadeiras para gastar energia

Incentive brincadeiras do tipo pega-pega, amarelinha e esconde-esconde, entre outras. Elas constituem uma excelente ajuda ao fortalecimento cardiovascular das crianças. Tire proveito da energia que as crianças possuem e utilize-a em prol da própria saúde delas.

Mergulhe com seu filho na atmosfera esportiva

Vá com seu filho assistir aos jogos esportivos em um ginásio. Mergulhe-o na atmosfera esportiva. Permita que ele veja os atletas e sinta a vibração desportiva. Essas experiências serão muito úteis para ele definir-se quanto ao esporte que pretenda praticar e que, certamente, contará com o seu apoio.

Não leve o esporte muito a sério

Esteja atento para não tratar o esporte como uma competição, mas como um lazer saudável. As competições devem ser encaradas como o que realmente são: jogos e diversão, que podem ser sérios, mas não metas na vida. Deixe a seriedade extrema para os profissionais do esporte.

Deixe seu filho escolher a atividade que mais gosta

Dê ao seu filho a oportunidade de escolher a atividade que lhe causa maior prazer e com a qual ele melhor se identifique. Afinal, ele deverá gostar de praticá-la, ou irá abandoná-la logo. Ofereça corda para pular, patins, bolas, bicicleta etc. Crie situações que permitam a experiência de novas alternativas.

Converse sobre a importância e benefícios das atividades físicas

Tenha uma atitude proativa e positiva sobre as atividades físicas com o seu filho. Faça-o ver que você valoriza a atividade. Quando ele tiver consciência suficiente, converse com ele sobre isso. Invente assuntos, comente notícias que demonstrem a importância de manter-se ativo.

Destaque o tema, de vez em quando, como algo que ficou sabendo nos jornais, e cite resultados de pesquisas demonstrando o valor da atividade física na vida de qualquer pessoa.

Separe um dia para a família

Combine e institua com a família um dia por mês de caminhada conjunta. Todos irão juntos a um parque para uma dinâmica e gostosa caminhada em família. Depois, conte para os parentes e amigos. O trabalho que você construiu com seu filho e sua família poderá se perpetuar e servir de orientação para outros também. Que tal? Seria muito bacana!

Esses conselhos para incentivar os filhos a praticar atividade física é também, na verdade, uma boa oportunidade para você rever as suas próprias atividades físicas. Lembre-se: você é o primeiro exemplo de seu filho. O que você fizer – ou não fizer – servirá de referência para ele.

Gostou? Não quer perder mais artigos com dicas de saúde como esse? Então, siga-nos nas redes sociais!

Você também pode gostar
estimulando-os-primeiros-passos-do-bebe-6-dicas-que-realmente-funcionam.jpeg
Estimulando os primeiros passos do bebê: 6 dicas que realmente funcionam
3-coisas-que-voce-precisa-saber-para-evitar-as-crises-de-enxaqueca.jpeg
3 coisas que você precisa saber para evitar as crises de enxaqueca
saude-da-mulher-saiba-como-viver-mais-e-melhor.jpeg
Saúde da mulher: saiba como viver mais e melhor!

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This