Saúde

9 atividades físicas para quem não gosta de academia

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Sabemos que nem todo mundo tem tempo e paciência para ir para a academia. Acredite: é absolutamente normal sentir preguiça daquele ambiente. Música alta, pessoas em busca de um padrão de beleza… De fato, a rotina de uma academia afasta muita gente que deseja (ou precisa) praticar algum exercício físico.

Contudo, importantes para a boa saúde mental e corporal, as atividades físicas não estão mais restritas somente às academias. Atualmente, já é possível praticá-las em diversos locais pela cidade, como praças, parques e até mesmo dentro de casa.

Então, se você não gosta de se exercitar em um ambiente fechado, está na hora de conhecer as outras opções para que você cuide do seu corpo e de sua saúde. Continue lendo este post e confira 9 atividades físicas para quem não gosta de academia!

1. Yoga

Uma filosofia de prática milenar, a yoga tem como objetivo principal a busca pelo autoconhecimento por meio da liberação da consciência.

Basicamente o trabalho que a yoga promove acontece com o auxílio de concentração, técnicas corporais, métodos de relaxamento, exercícios de respiração e meditação. Como benefícios, a yoga proporciona uma melhora significativa na qualidade de vida, além de um maior poder de concentração e mais disposição.

E a prática dessa atividade beneficia ainda o corpo, diminuindo os níveis de colesterol, melhorando os problemas respiratórios, controlando a pressão arterial e fortalecendo a musculatura corporal.

2. Natação

Muitos não sabem, mas a natação é um dos esportes mais completos que existem atualmente. Por isso, é recomendada por muitos especialistas para quem não gosta de ir à academia, e proporciona diminuição nas calorias presentes no corpo e um maior equilíbrio muscular, auxiliando até mesmo na recuperação de lesões.

Além disso, a natação é indicada para todas as idades e biótipos, pois não afeta as articulações, melhora a postura, promove a circulação e a flexibilidade muscular, além de melhorar a capacidade aeróbica.

3. Pilates

Surgida no início do século passado, essa atividade tem como objetivo principal promover a união do corpo e da mente. E, ao longo dos anos, sua metodologia avançou para proporcionar aos praticantes cada vez mais resultados positivos.

Entre os seus diversos benefícios, podemos destacar:

  • aumento da flexibilidade e da resistência física e mental;
  • correção de problemas posturais;
  • aumento da concentração;
  • tonificação da musculatura;
  • melhora na coordenação motora;
  • alívio de dores musculares;
  • prevenção contra problemas nos ossos;
  • eliminação das toxinas;
  • controle de peso;
  • equilíbrio das funções do corpo.

4. Zumba

A zumba é uma atividade física perfeita para quem deseja entrar em forma. Com aspecto de brincadeira, ela é ideal para quem foge da rotina de treinos tradicionais e extremamente repetitivos.

Por meio de uma prática que mistura ginástica e movimentos de dança, embalados por ritmos latinos, a zumba proporciona uma série de benefícios aos seus praticantes. Dentre eles, vale destacar a queima de calorias, que pode variar de 500 a 1000 durante uma aula.

A prática beneficia ainda a autoestima dos participantes, a coordenação motora, o sistema cardiovascular, a memória e os músculos inferiores — principalmente pernas, bumbum e panturrilha.

5. Bicicleta

Esqueça a bicicleta da academia, e aproveite a oportunidade e compre a sua própria “magrela”! Até porque, nos últimos anos, algumas políticas públicas valorizaram o aumento das faixas exclusivas e ciclovias nas cidades brasileiras, facilitando o acesso da população às bicicletas.

E quem pedala ganha muitos benefícios: redução nos riscos de depressão, fortalecimento do coração, melhoria nas costas, aumento na proteção dos joelhos, estímulo do sistema imunológico — e ainda te ajuda a economizar tempo e dinheiro nos deslocamentos!

6. CrossFit

Misturando ginástica olímpica, atletismo e uma pitada de disciplina militar, o CrossFit está mesmo em alta. Principalmente porque essa é uma atividade física que promove resultados rápidos, por meio de um treino de alta intensidade que trabalha a resistência muscular, a flexibilidade e a coordenação motora.

Entre seus principais benefícios para o corpo e a saúde como um todo, podemos destacar:

  • maior desenvolvimento físico, da força e da resistência dos músculos;
  • melhora no sistema cardiorrespiratório e na coordenação motora;
  • mais agilidade, equilíbrio e precisão;
  • aumento significativo de gasto calórico.

7. Dança

É claro que a dança é mais uma das opções aqui listadas de atividades físicas para quem não gosta de academia. Afinal, ela permite que seus praticantes alcancem e mantenham uma boa forma, levantando a autoestima e permitindo um relaxamento sem igual.

Seja qual for o estilo, a dança proporciona ainda uma melhora no sistema imunológico, nos protegendo de problemas cardíacos e respiratórios. Quem dança, consegue novos amigos, diminui o nível de estresse, combate a ansiedade, queima calorias, melhora a circulação sanguínea, tonifica os músculos e ainda exercita o equilíbrio!

8. Hidroginástica

Sendo um exercício aeróbico leve, a hidroginástica pode ser praticada por pessoas de todas as idades. E o seu baixo impacto e a refrescância da água já nos motivam a entrar na piscina, principalmente nos dias quentes, não é?

Contudo, apesar de não exigir tanto esforço, essa atividade ainda oferece diversos benefícios. Dentre eles:

  • ajuda no controle de doenças crônicas;
  • melhora da saúde mental;
  • permite uma velhice mais saudável;
  • dá suporte à flutuação;
  • aumenta a resistência muscular;
  • proporciona maior flexibilidade;
  • melhora o sistema cardiovascular;
  • queima calorias;
  • aumenta a segurança da gestação;
  • dá apoio à recuperação de lesões;
  • proporciona maior interação entre as pessoas;
  • tonifica os músculos;
  • garante o relaxamento da mente e do corpo.

9. Caminhada

Com certeza, a caminhada está entre os mais democráticos exercícios dessa lista. Considerada uma das atividades mais fáceis de se praticar, a caminhada não tem custo, não exige habilidades, pode ser feita a qualquer hora do dia e não tem restrições quanto à idade.

E, mesmo para quem não pratica outras atividades físicas, uma simples caminhada de 10 minutos por dia já provoca um impacto perceptível no corpo. Entre os seus benefícios podemos destacar os principais:

  • melhora na circulação sanguínea e na respiração;
  • redução nas chances de se ter osteoporose e depressão;
  • aumento na sensação de bem-estar;
  • permite que o cérebro trabalhe com mais eficácia;
  • diminui a sonolência e aumenta a disposição;
  • ajuda na manutenção do peso e no emagrecimento;
  • garante maior controle sobre a vontade de comer e os riscos de diabetes;
  • protege contra derrames e infartos.

Contudo, vale lembrar que, antes de praticar qualquer atividade física, deve-se ter o acompanhamento de um médico. Portanto, consulte um clínico geral e verifique se há alguma objeção para que você possa praticar a atividade física escolhida por você.

E aí, já conhecia todas essas atividades físicas para quem não gosta de academia? Quer saber mais sobre o assunto? Então, aproveite para nos seguir a gente em nossas redes sociais e fique por dentro de outras informações e novidades sobre a sua qualidade de vida!

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